O que você sabe sobre foto sub? Saiba o que pode ajuda-lo a desenvolver melhor sua técnica!

Os apaixonados por mergulho acabam desenvolvendo um outro hobby: a vontade de registrar todas as maravilhas que encontram por meio de fotos subaquáticas. Nada mais natural, já que essa é uma forma de contar as histórias e até mesmo mostrar um pouco as descobertas e as sensações vivenciadas debaixo d’água.

Se você quer entender mais sobre o assunto e como um curso pode te ajudar nesse sentido, então a postagem de hoje foi feita para você. Cola aí e descubra tudo do tema!

O diferencial de um curso

O curso de foto sub oferecido pela Mar A Mar tem o objetivo de apresentar ao aluno todas as peculiaridades do universo de uma foto debaixo d’água. Se você pensa que a tarefa é fácil, é bom saber que está longe de ser das mais simples já que o comportamento da luz na água é bem mais complexo que na superfície.

Os alunos precisam desenvolver habilidades e aperfeiçoar alguns pontos para conseguir imagens de qualidade, a começar pelas técnicas de mergulho: respiração e equilíbrio hidrostático. Somente a partir daí  é possível começar a pensar em foto sub.

Como você deve imaginar, muitas fotos podem acabar ficando azuladas, embaçadas e sem foco, então é fundamental entender  um pouco da absorção das cores pela água e utilização de flashes para que consiga alcançar o resultado desejado em suas fotos.

Para fechar,  entender melhor o comportamento dos animais marinhos e a forma adequada de  aproximar-se dos animais na hora de fotografá-los. Mesmo que seu objetivo seja de fazer fotos por lazer, para conseguir  bons registros, não perca a oportunidade de fazer um curso.

 

Qual é a melhor câmera para fotos subaquáticas?

Os equipamentos devem ser adequados para esse tipo de registro. Se você se envolve com a atividade com frequência, a melhor opção é adquirir seu próprio set de equipamentos . Caso aconteça esporadicamente, considere a possibilidade de apenas alugar vez ou outra, lembrando que os equipamentos de aluguel não possuem, na maioria das vezes, os requisitos adequados para uma foto mais aprimorada.

Máquinas necessitam de um dispositivo para mante-las protegidas da água: caixas estanques ou dry-bags. Embora os dry-bags sejam muito populares por apresentarem baixo custo de aquisição, o risco de alagamento é altíssimo. O Ideal para quem quer entrar na brincadeira é adquirir a caixa estanque apropriada para o modelo de máquina que pretende adquirir: seja compacta, mirrorless ou DSLR, vários fabricantes disponibilizam modelos apropriados a vários modelos e marcas.

A GoPro também pode ser uma boa opção para baixas profundidades e desde que contenha filtros para realçar as cores quentes e neutralizar o excesso de azul da imagem, lembrando que são mais indicadas para vídeos uma vez que não permitem ajustes fundamentais para uma foto de alta qualidade.

 

Criando seu portfólio

Se você quer compor um trabalho consistente, ter seu portifólio vai ajuda-lo a divulgar suas imagens de forma mais eficiente. Veja algumas sugestões sobre o que fazer:

  • Tenha um material variado

Fotografe tudo que achar interessante — e o que as outras pessoas possam achar também. Nesse caso, considere corais, peixes, naufrágios com ou sem modelo subaquático. Além disso, tire fotos na vertical e horizontal, pois assim você consegue chamar ainda mais atenção.

  • Não faça mais do mesmo

Dê destaque para as fotografias diferentes e que causem certo impacto. Essa é uma forma de atrair a atenção de muita gente. Considere as fotos coloridas e de peixes diferentes. Além disso, faça enquadramentos distintos e crie várias maneiras de registrar a foto.

  • Faça em alta resolução

Se você quer uma imagem com qualidade, então escolha alta resolução (mesmo que tenha que comprimir depois). Essa é uma ótima maneira de conseguir ajustar para a mídia que desejar, seja a capa de uma revista, um quadro ou ainda um wallpaper.

  • Tenha ajuda para escolher

Considere o auxílio de alguém mais experiente na hora de escolher as fotos ideais. Acredite: até profissionais com uma carreira já consolidada fazem isso. Isso porque as vezes queremos uma foto por causa da dificuldade que o registro envolveu mas uma foto mais simples pode chamar mais atenção.

Agora que você entende melhor o que são fotos subaquáticas e como elas podem simbolizar uma bela lembrança das suas aventuras, não deixe de desenvolver essa nova habilidade.

E você, gostou das nossas dicas? Acompanhe essas e muitas outras no nosso Instagram e Facebook. Nos encontramos por lá!

 

By Mar A Mar Sem categoria 0 Comments

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *