República das Filipinas

22/12/2023

República das Filipinas

As Filipinas sao muitas. Se você pensa que 7.107 ilhas são demais, espere até mergulhar neste pequeno pais e deparar-se com os residentes locais: tubarões, serpentes marinhas, vida macro exótica e muitos naufrágios. Mais da metade das espécies de corais do mundo são encontradas aqui.

 

 

A língua oficial é o Tagalog (filipino) mas o inglês é amplamente difundido. Oitenta e cinco dos filipinos são católicos. Embora o governo tente estimular o planejamento familiar para desacelerar a alta taxa de natalidade (já um problema) a tentativa de controle esbarra na filosofia da igreja que desaprova o uso de métodos contraceptivos. A população já supera os 100 milhões de habitantes e tende a crescer.

Inicialmente colonizado por espanhóis e posteriormente por norte americanos, as Filipinas já representaram o segundo país mais desenvolvido do continente asiático embora hoje seja um país extremamente sub desenvolvido. Tomada pelo Japão durante a II grande guerra, passou por um trágico período de destruição durante esta ocupação. Como debaixo dágua até as tragédias da guerra convertem-se em grandes espetáculos de vida e beleza, podemos testemunhar em Coron o segundo maior sítio de naufrágios da segunda guerra.

Eu já tinha muita curiosidade pelo destino quando recebi o convite da Squallo Dive Expeditions e juntamente a Marcelo Rossi e Lurdinha Parra parti para minha primeira inspeção de mergulho nas na Republica das Filipinas em julho de 2015. Foram mais de 2 semanas de exploração e terminamos a viagem com gostinho de quero mais.

 

 

As Filipinas são conhecidas como o paraíso da vida macro e o fundo do mar tão exótico que após aquela viagem resolvi investir em uma máquina fotográfica para mergulho e fazer um curso de foto sub. Após as aulas com o Kadu Pinheiro viajei então com meu namorado em abril de 2016 para registrar tudo que conseguisse do que aquelas ilhas guardam em suas incríveis águas cristalinas com areia marrom. Doce ilusão! É impossível fazer isto em uma viagem ou duas, mesmo que resolva ficar por algumas semanas. Eis abaixo um pouco do destino:

Este pequeno e populoso país à sudeste da Ásia é dividido em 3 arquipélagos:

 

  • Luzon, ao norte, é onde encontramos os naufrágios da segunda guerra. Na ilha de Coron há 12 navios japoneses da II Guerra Mundial naufragados: cada um com sua própria história para manter o mergulhador mais fervoroso ocupado por muitos dias. Neste arquipélago encontra-se também ponto de mergulho de Verde Island. Dificilmente você encontrará um local mais rico do que este! Com correntes moderadas, diversidade de peixes de passagem e macro excepcional. Além dos mergulho na Verde Island podemos ir até o Apo Reef que é o ponto onde avistamos tubarões galha branca e galha preta de recife. Nao deixe de fazer na cidade de Puerto Galera o Mandarin night dive (lindo) e o Hle in the wall. Todos estes pontos representam o que há de mais fantástico nas Filipinas!

  • Saindo de Luzon descemos para o arquipélago das Visayas, na parte central do país. Nas Visayas escolhemos a cidade de Dumaguete. Aqui tem o muck diving (que apesar do nome nao tem nada de sujo porém recebe esta denominação devido a areia de cor escura no fundo do mar). Na região você ainda mergulhará com frog fishes peludos e gigantes, polvos de anéis azuis, sépias flamboyant, cavalo marinho pigmeu, pipe fishes aos montes e tartarugas para lá de amáveis. Quase todos os pontos em área protegida! The cars, the pyramids e San Miguel Reef valem a conferida. Prepare-se para testemunhar ao vivo bichos só vistos antes em documentários da Net Geo, Discovery ou BBC. Se cansar de vida macro: após 40 minutos de van e 20 minutos de ferry boat chegue à baia de Oslob para realizar snorkeling ou scuba com inúmeros tubarões baleia. Fica a dica: no snorkeling a aproximação é muito maior! Se ainda quiser mais tubarões e com alta adrenalina, atravesse de ferry também para a ilha de Malapascua e mergulhe com os exóticos Tresher Sharks! Neste local os recifes estão muito danificados devido a passagem de um forte furacao em dezembro de 2013. O fundo não é intacto mas os tubarões estão lá e é possível ve-los de muito perto! Se ainda tiver tempo, disposição e recursos você poderá embarcar em um liveaboard de 8 dias para visitar os recifes de Tubbataha: paredes profundas, íngremes e cobertas de vida. É o ponto mais distante das Filipinas. Tanto os atóis do norte quanto do sul chegam a 60 metros. O perfil deste ponto requer mergulhadores mais experiente para dar conta do recado. A recompensa são mais animais pelágicos e muita emoção!

 

  • Por último, arquipélago de Mindanao, ao sul. Porção predominantemente muçulmana e não aconselhado ao turismo por razões de segurança. Seguimos o conselho e não fomos!

    Fora o mergulho, a acolhimento do povo Filipino é um dos highlights da viagem: sempre sorridentes e amáveis, a paixão deles pelo Brasil não é devida ao futebol mas as nossas sandálias havaianas. Quer deixar um filipino para lá de feliz? Basta presentea-lo com um par das autenticas. Vale levar alguns pares para presentear e alegrar (muito) a turma local!

    Pensa em mergulhar com vida macro, tubarões de recifes, paredões intactos, mais de 300 espécies de corais, naufrágios da segunda guerra, muck diving, tubarão baleia num único destino? Se ainda não pensou em nenhum lugar, vá correndo conhecer as Filipinas!

     

     

    Dicas de viagem:

    Melhor época de mergulho: de fevereiro a maio.


    Alta estação: de dezembro a abril, meses secos e de temperatura mais amena;

    Média estação: maio e novembro, temperaturas elevadas, com chance de chuvas;

    Baixa estação: junho a setembro. De junho a dezembro chuva e ventos fortes.

    Visitação em terra

    Em Metro Manila: Visite a fábrica dos Jeepneys – principal meio de transporte filipino, todos feitos com motores sucateados do Japão e reutilizados nas Filipinas.

    American Cemetery Memorial – história dos naufrágios e da segunda guerra; Global City (a parte rica da cidade), Wet Market (mercado de peixe), Intra Muros, Forte Santiago e Museu José Rizal (suposto Jack Estripador) e Mall of Asia – quinto maior shopping do mundo.


    Curiosidades:

    Capital: Manila.

    Metro Manila (grande Manila) é composta por 16 cidades, 13 milhoes de habitantes;

    Língua oficial: Tagalog (Filipino). São 111 dialetos no total;

    O país tem mais de 100 milhoes de habitantes e é composto por 7.107 ilhas, distribuídas em 3 arquipélagos: Luzon, Visayas e Mindanao; 85% da população é católica.

    A colonização/ocupação das Filipinas se deu da seguinte forma:
    1595 a 1898 – Espanha;
    1898 a 1941 – EUA;
    1942 a 1945 – Japão;
    1946 – Independência.

    Fontes: Lonely Planet; itsmorefuninthephilippines.com

 


Copyright © 2024 - MarAmar. Todos os direitos reservados.